Política editorial

A Revista de Arqueologia é aberta a toda comunidade acadêmica e científica das áreas de Arqueologia Brasileira e campos afins. Visa promover a disseminação e a socialização do conhecimento científico produzido sobre o patrimônio arqueológico brasileiro.

A periodicidade da Revista de Arqueologia é semestral, sendo que o primeiro volume do ano é composto por artigos de tema livre e o segundo volume é composto por artigos temáticos ou especiais. A submissão de contribuições se dá em fluxo contínuo. O processo editorial de cada contribuição submetida se dá dentro da ordem cronológica de recebimento das submissões, à exceção das contribuições que compõem números temáticos ou especiais. 

Serão aceitos para publicação trabalhos elaborados em português, espanhol e inglês. As categorias de contribuição são:  artigos originais, artigos de revisão ou atualização, resenhas, resumos de dissertação ou tese, notas, documentos inéditos, entrevistas e vídeos científicos. Não serão aceitos relatórios de pesquisas de campo. Estas categorias estão definidas nas instruções para os autores.

No caso específico de artigos originais e artigos de revisão ou atualização, estes somente serão aceitos após serem submetidos à apreciação de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc. A pertinência para publicação será avaliada pelos editores, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições. A identificação do parecerista é opcional, cabendo a cada um a opção de assinar ou não seu parecer. Notas, resumos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, resenhas, documentos inéditos e vídeos científicos serão submetidos à apreciação dos editores.

 

Idioma dos títulos, resumos, palavras-chave e texto

Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma original do texto do artigo e no idioma inglês. São aceitos textos em português, espanhol e inglês.

 

Processo de Avaliação

A revista recebe artigos em fluxo contínuo, sendo responsabilidade dos editores analisar em qual volume o mesmo será publicado, bem como a sua pertinência ou não para o periódico. Também dependerá da escolha dos editores avaliarem sobre a produção de volumes temáticos ou especiais.

Os artigos apresentados para os volumes de fluxos contínuos e para os volumes temáticos ou especiais deverão respeitar as normas editoriais, os pareceres dos revisores e da equipe editorial. É reservado aos pareceristas o anonimato, cabendo a ele assinar ou não seu parecer.

Normalmente, os artigos devem ser submetidos, no mínimo, a 2 pareceristas. Caso ocorre empate nas análises (um favorável e outro contrário), será designado um terceiro parecerista para avaliação complementar.

O prazo solicitado para envio de pareceres é de 20 dias úteis.

Todo o processo é documentado e transparente, sendo que o autor pode acompanha-lo através do site da revista no sistema OJS ou pelo mail revistadearqueologia@gmail.com. As datas de recebimento e de aprovação também são documentadas e apresentadas no sistema.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

A revista é oferecida de forma gratuita para associados da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Atualmente, com a publicação online, os volumes podem ser livremente acessados por interessados na temática de modo geral.

 

Fontes de indexação

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento da Sociedade de Arqueologia Brasileira, que tem seus recursos garantidos a partir do pagamento de anuidades dos seus sócios.

 

Nome da entidade ou entidades responsáveis legalmente

Sociedade de Arqueologia Brasileira